Como consultar as multas

O impacto das multas! 2º O seguro do carro.

As multas e sua influencia no seguro do seu automóvel, dúvida muito importante na hora da contratação do seguro do seu carro.

Já se perguntou se veículos com multa podem interferir no seguro? A multa influencia em alguma coisa durante a contratação e a garantia de cobertura do seu seguro de automóvel?

Essa é uma dúvida muito importante porque muitas pessoas tem multas. Nas verdade, a dúvida seria, quem é que nunca levou uma multa, seja por estacionar em local proibido sem perceber, seja por conta de uma radar, seja por conta de um rodízio, dentre outros.

Existe essa circunstância chamada multa e é muito importante você saber de impacta ou não no seu seguro. Iremos te explicar e te deixar bem informado a respeito dessa questão.

Iremos separar as análises que iremos trazer aqui, em alguns momentos. Esse serão: o momento da contratação do seguro e o momento da garantia do seguro, ou seja, da ocorrência de um sinistro.

Dentro do sinistro, nós iremos falar do sinistro de perda parcial, de danos a terceiros e de indenização integral como a perda total e o roubo e furto sem recuperação.

A partir disso, iremos observar como a multa se relaciona com todos esses momentos e interfere na vida do consumidor e segurado.

1.  Contratação

Contratar o seguro de carro é uma das ações mais importante em seu benefio

A contratação é o momento onde você faz a cotação, propostas e emissão da sua apólice. Nessa fase de contratação, você vai poder observar em algumas seguradoras, que as vezes a multa influencia na precificação e na aceitação do seu seguro.

Isso não acontece em todas as seguradoras, porque cada seguradora vai ter o seu critério de precificação e de aceitação. Existem seguradoras que dão descontos se você tem ou não, pontos na CNH. (cnh digital)

Ou seja, o fato de não ter multa influencia positivamente no preço do seu seguro por dar descontos no momento da contratação, o que não quer dizer que irá gerar agravo no preço, apenas diz se vai ter ou não descontos.

Já algumas outras seguradoras podem gerar agravos, ou seja, aumento no preço, se você tiver muitas multas e ela consulte isso em algum banco de dados que ela possua.

Então o critério de precificação assim como o critério de aceitação vai variar entre as diversas seguradoras que existem, e ele pode impactar negativamente na precificação ou acontecer uma recusa na sua proposta se você tiver muitas multas.

No entanto isso vai do critério de cada seguradora, porque pode ser que o fato de você não ter multas possa te ajudar com o preço do seu seguro se a seguradora tiver alguma campanha ou algum diferencial para segurados quem não tenha pontuação na carteira

Na contratação é bem simples de entender, pois varia de acordo com a seguradora, e não tem uma resposta fixa, porém se ocorrer um agravo, você pode imaginar que se você tem muitos pontos na carteira pode ser em decorrência disso.

Por conseguinte, falaremos agora sobre a garantia de cobertura desse seguro, no qual se refere a quando acontece um sinistro. Iremos separar por tipos de sinistros, porque os impactos vão ser diferentes conforme isso.

2.  Danos a terceiros

Como consultar as multas
o segurado é obrigado a pagar danos causados ao veiculo

Começando por danos a terceiros, que acontece quando você é responsável por um dano a outra pessoa, seja material ou corporal, quando você estava dirigindo, se distraiu e causou um acidente.

Se estiver tudo certo como seu perfil, assim como você informou na apólice, vai ser coberto normalmente. O fato de você ter multas não vai impactar na garantia da cobertura de danos a terceiros.

A não ser que você tenha multas o suficiente para estar com a sua CNH cassada e assim você não poderia estar dirigindo. Se a sua CNH não te permite dirigir por excesso de multas, não vai ter cobertura do dano ao terceiro que você causou.

No entanto se este não for o cenário e sua CNH esta em dias, você pode até ter multas, mas pode dirigir, não vai impactar no sinistro de terceiros.

Perda parcial:

O sinistro de perda parcial é uma garantia de cobertura para o seu próprio veiculo e não de terceiros. Digamos que você estava dirigindo, bateu, sofreu uma colisão, foi feito um orçamento e esse orçamento ficou num valor abaixo de 75% do valor do carro.

Nesse caso, vai ser feito um concerto desse carro, pois o fato de você ter multas não vai impactar no concerto do seu carro, e novamente, a não ser que você tenha multas o suficiente para que o seu carro esteja em processo de apreensão, e você não esteja autorizado a dirigir.

Se o seu carro está em processo de apreensão, a seguradora não irá autorizar nenhum concerto, até que a situação do veículo seja regularizada, senão ela não pode interferir.

No entanto de você tem multas e o seu carro pode circular normalmente, pois a multa não gerou nenhum tipo de pendência no seu veículo que impeça ele de circular, a seguradora irá cobrir o concerto.

Mas por esse motivo Você tem medo de perder seu carro, como o Seguro cuida do seu filho de 4 rodas. Deixe seu carro segurado e monitorado com Instalação Domiciliar Grátis! Faça uma cotação! Troca de Pneu. Cobertura para Terceiros. Assistência 24 horas. Auxilio chaveiro.

Com a Habilitação suspensa Qual o impacto na validade do seu seguro?

Nos dias que vivemos hoje é fundamental  contar com um seguro de carro, pois ele  é essencial para quem quer evitar grandes  prejuízos quando se fala em  casos de acidente, furto ou roubo, pane elétrica, pneus furados, carro quebrado nas rodovias, estradas e rodagens. Com tudo isso a nossa volta é preciso ficar atento na hora de assinar o contrato, leia antes o contrato preste a devida atenção as clausulas, na duvida não assine, peça ao um advogado para lhe orientar, pois existem algumas situações que podem invalidar o seguro e impedir o pagamento da indenização, as mais comuns entre motoristas é se a habilitação suspensa ou vencida influencia na validade do seguro.

Você saber qual é a diferença entre a suspensão,  o vencimento e cassação da  sua CNH?

Com a suspensão, próprio nome já diz seu direito de dirigir temporariamente aplicado como forma de punição ao condutor com tudo isso com prazo determinado o motorista pode voltar a dirigir, é importante ressaltar  que o condutor faça um curso de reciclagem.

Do vencimento, após o prazo da validade de sua CNH, (carteira nacional de habilitação) Ele não funciona como forma de punição ao condutor, mas, contudo isso é sua renovação para voltar  dirigir, é preciso realizar exame de aptidão física e mental  para continuar dirigindo.

Agora vamos falar da cassação, essa é considerada  a situação mais grave de todas  como punição em casos extremos do direito de dirigir ter a Carteira Nacional de Habilitação cassada é um processo difícil, que demanda altos custos para o condutor principalmente pela prova de rua, e  enormes frustrações, a cassação da sua CNH é a penalidade mais dura do Código de Trânsito Brasileiro.

Contudo o período sem poder dirigir é longo, pois em alguns caso graves podes demorar anos, tirar novamente a CNH, sem falar nos pagamento de taxas, exames físicos, fora o psicológicos, tais como as provas de legislação, e o exame de rua, conhecer as normas de trânsito do Brasil saber quais são as infrações, consequência dessa dura penalidade os Motorista imprudente.

O impacto das multas
cassação da CNH, Tudo o que você precisa saber

Indenização integral

Por fim, o sinistro de indenização integral que ocorre quando seu carro dá uma perda total, ou você sofre um roubo ou um furto sem recuperação, por ter ficado sem a localização desse carro.

A perda total acontece quando o orçamento para reparo desse veículo atinge 75% ou mais do valor do carro. Nesses casos, o sinistro entra em processo de indenização integral, ou seja, o segurado irá receber o valor integral daquele veículo sem descontos de franquia.

Será indenizado o percentual que ele contratou de cobertura para aquele carro.

Nesse cenário de indenização integral, a multa vai sim impactar diretamente, porque para a seguradora pagar a indenização integral para o segurado, ele tem que estar com aquele carro livre de pendências.

A indenização integral vai ser garantida desde que o seu veículo esteja livre de qualquer restrição, inclusive multas tomadas pela polícia rodoviária federal.

A seguradora vai poder propor para o proprietário do veículo segurado dois caminhos:

·       O segurado quita as multas, apresenta os comprovantes de quitação para a seguradora liberar a indenização integral sem descontos das multas do seu veículo, de como consultar as multas no site do detran sp ou de outros estados como detran mg, detran bahia, detran RJ, assim podem consultar pela placa do veículo e Renavam sem precisar de cpf e senha ou veículo crlv (Licenciamento digital (CRLV-e)

·       Ou a seguradora quita as multas em nome do segurado vinculadas ao veiculo e depois ela paga a indenização integral, descontando os valores dessas multas.

A seguradora pode trabalhar com um ou outro caminho ou até com os dois e perguntar para o segurado qual ele prefere.

Direitos autorais https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/sem-notificacoes-motoristas-atentos-acumulo-multas.html