Educacao-financeira

O que é afinal educação financeira e como desenvolver essa área na sua vida?

Crises econômicas ou tempos de desemprego não são problemas apenas conhecidos pelos brasileiros. Há momentos em que a economia de um país passa por mudanças e crises. Não apenas isso, pessoalmente nós podemos passar por períodos de desemprego, vulnerabilidades ou mudanças.

Neste artigo falaremos sobre o conceito e a importância da educação financeira na vida. Esse é um tipo de conhecimento que pode ser útil para todos os momentos, permitindo que você invista ou mantenha economias para momentos de maior necessidade.

Significado de educação financeira

A educação financeira precisa fazer parte do nosso dia a dia pois é a habilidade de organizar a vida econômica de acordo com metas e objetivos. O conceito de educação financeira é muito mais amplo do que aprender a economizar. Na verdade, é também uma maneira de buscar uma melhor qualidade de vida, além de conseguir cuidar do seu dinheiro da melhor maneira.

Através da educação financeira você poderá:

  • Evitar dívidas no cartão de crédito ou com juros altos que podem ser feitas sem que você tenha o dinheiro no momento.
  • Permitir que você analise seus objetivos prioritários e também que se planeje.
  • A educação financeira também é essencial para que uma pessoa de fato consiga se organizar de forma a equilibrar as contas e até poder investir para o futuro.

Importante: Não existem soluções imediatas ou milagres

Para organizar sua vida financeira, será necessária uma preparação prévia muitas vezes até a realização de cursos. Quanto melhor preparado(a) você estiver, com mais detalhamento será possível organizar sua vida financeira.

A educação financeira é essencial

Se uma pessoa quiser ter suas finanças organizadas e evitar dívidas, é ideal que faça algum curso de educação financeira. Além disso, que se informe sobre como economizar dinheiro e toda a organização pessoal envolvida nesse processo.

Por que a educação financeira é tão importante?

Vamos falar adiante sobre a importância de ter uma educação financeira não somente para equilibrar as contas no final do mês. Você se surpreenderá com o quanto será possível se beneficiar com um processo de organização de suas finanças. Através de um planejamento adequado, você obterá diversas soluções para sua vida. Vejamos adiante alguns motivos que mostram a importância da educação financeira para uma pessoa.

Livre-se das dívidas em primeiro lugar

Há pessoas que acabam sempre se enrolando em dívidas, muitas vezes por conta de parcelamentos no cartão de crédito e cheque especial. Lembre-se de que o seu cartão de crédito não representa um dinheiro que você tem na hora. Ele serve para um momento de emergência ou necessidade.

A educação financeira pode ajudar a evitar gastos que não são importantes

Muitas pessoas que não têm um planejamento financeiro acabam comprando por impulso. Uma organização dessas necessidades de gastos ajuda muito a controlar o impulso de comprar alguma novidade que apareça no mercado e que talvez você não necessite de verdade.

A educação financeira lhe ajudará a traçar metas

Há diversas pessoas que por não saberem como economizar ou investir adequadamente também não conseguem se planejar financeiramente. Isso será importante caso você queira fazer algum curso, adquirir um imóvel ou um carro, por exemplo. Uma pessoa que poupa e se planeja é capaz de comprar esse tipo de bem à vista sem precisar se endividar.

O que é segurança financeira, independência e liberdade?

A segurança financeira implica na quantia de dinheiro que foi investida e que pode gerar renda em um momento de necessidade. Nem sempre o fato de ter um bom salário e um nome limpo na praça é indicativo de que alguém tem a segurança financeira.

Independência e liberdade nas finanças

Podemos considerar que a independência financeira seja a capacidade de ter recursos para adquirir o que você precisa. Além disso, para investir o seu dinheiro de acordo com as suas necessidades. Já a liberdade financeira está relacionada à independência, mas também significa uma possibilidade de realizar determinadas ações de acordo com a vontade e metas. Para ter esse tipo de liberdade você também precisará ter uma preparação prévia em educação financeira.

Como posso melhorar a minha educação financeira? Dicas e conselhos

Para melhorar sua educação financeira você precisa procurar informações, livros, estudar e obter conselhos de especialistas.

Adiante vejamos três dicas e recomendações essenciais para você melhorar na educação financeira:

  1. Pesquise na Internet e siga perfis especializados que compartilham dicas de organização financeira, economia, negócios e investimentos.
  1. Há livros que são muitíssimos bons para quem está começando a estudar sobre o assunto e também para investidores com mais experiência.
  1. Pesquise sobre palestras de educação financeira realizados em sua cidade. Você pode verificar através do Google e Associações Comerciais.
  2. Estude sobre negócios e maneiras de empreender online. Tenha interesse em ter novas fontes de renda.
Avaliação

1 comentário

  1. […] O que é afinal educação financeira e como desenvolver essa área na sua vida? […]

     

Comentários estão encerrado.