taxa Selic 2% Como isso impacta os seus investimentos? 1 taxa Selic 2% Como isso impacta os seus investimentos?

Mais uma vez é cortada a taxa Selic, com 0,25% de queda. A taxa Selic estava em 2,25% e hoje pela nona vez consecutiva o Copom diminuiu a nossa taxa básica de juros.

A pergunta que nos fazemos é como isso vai influenciar em nossas vidas. Certamente se você está aqui, é exatamente isso que você procura e seu investimentos de renda fixa com juros básicos

taxa Selic 2% Como isso impacta os seus investimentos?

aplicação financeira Só que antes de entendermos essa questão nós precisamos entender porque o Copom tomou essa decisão de continuar cortando a taxa Selic.

mercado financeiro no ultimo relatório Focus, foi estimado que a inflação para 2020 terminasse em 1,6%, ou seja, bem abaixo da meta da inflação que o Copom tinha definido para este ano, que era de 4%, mas obviamente não tinha como eles saberem que estaríamos numa pandemia causada pelo novo Corona Vírus.

Então reduzir a Selic é justamente isso, uma prescrição para incentivar o aumento do consumo da população e engatar uma retomada na economia, com os fundos imobiliários.

Porque a taxa foi reduzida?

taxa Selic 2% Como isso impacta os seus investimentos?

comitê de política monetária porque o pensamento do Copom é que reduzir a taxa de juros faz com que o acesso a crédito fique mais barato. Isso quer dizer que o custo do capital no futuro acaba ficando mais barato também.

Além disso, isso quer dizer que o preço de um carro, o preço de financiar uma casa, ou de parcelar alguma coisa no cartão tende a ser mais acessível justamente porque os juros caíram.

tendência é obviamente porque essas coisas ficaram mais baratas, a população tende a consumir mais e consumindo mais consequentemente as empresas estão ganhando mais dinheiro, tendo como pagar os seus funcionários, os números de desemprego diminuem e todos ficam feliz.

Copom o que é, como ele funciona e quais suas funções

política monetária copom uma das consequências dessa atual situação é que isso só reforça o fluxo que estava saindo da renda fixa em direção a renda variável. Afinal, é basicamente ínfima o retorno que temos hoje na renda fixa.

crédito privado se você pegar um tesouro Selic ou um CDB de 100% do CDI e aplicar 100 reais considerando uma taxa de juros de 100% para os próximos 12 meses, no final do ano você vai ter um ganho total de, digamos, 1,50 reais.

Abaixo da inflação.

Então o que isso faz é manter o fluxo de dinheiro que continua migrando para a bolsa, buscando aqueles retornos mais atraentes que são possíveis de ser encontrados hoje na renda fixa.

Mas também precisamos ser pragmáticos, pois em momentos de crise dificilmente a queda dos juros vai interferir na queda de fato dos juros do consumidor final, porque justamente por termos passado por um período onde a economia não rodou muito, negócios faliram.

Além disso pessoas ficaram sem receber dinheiro e vimos qual foi a dificuldade de milhões de famílias pelo Brasil que simplesmente não tinham nem o que comer. Isso deixa os bancos numa posição onde podem até reduzir os juros, mas isso não quer dizer que eles irão emprestar para alguém.

Com queda de juros, entenda os impactos nos investimentos

Esse pensamento se dá porque não adianta reduzir os juros da economia se o banco não está disposto a emprestar dinheiro para que a população se beneficie desses juros baixos.

Como a população está com pouco dinheiro, quer dizer que o risco de inadimplência para o banco é muito alto. Acaba que o repasse dos juros do banco para a população quando os juros da economia cai, é muito pequeno.

O que muda na vida do investidor?

taxa Selic 2% Como isso impacta os seus investimentos?

A verdade é que não muda muita coisa. As instituições financeiras não irão diminuir drasticamente os juros que estão sendo ofertados para a população conseguir consumir. Podem até reduzir um pouquinho só que isso não vai suficiente para que de fato vejamos alguma diferença, e entenda tudo sobre o certificado de depósito interbancário (CDDI).

O que na verdade podemos realmente ver diferença é a preocupação do déficit fiscal do governo.

Essa é uma possibilidade, porque já que as pessoas estão migrando o seu capital da renda fixa para a renda variável, quer dizer que cada vez menos tem pessoas querendo comprar títulos públicos, tipo tesouro direto que muitas pessoas compram para manter reserva de emergência.

Ao investir em renda fixa, o que dá mais dinheiro.

Assim também, como no tesouro Selic, pré fixado, pós fixado, esses títulos servem como uma fonte de renda para o governo justamente porque são cobrados impostos sobre eles.

Sabemos que existe uma tabela regressiva dos impostos, dependendo do tempo que investimos nosso dinheiro, começando a 22,5% indo até a 15%.

Ou seja o governo arrecada proporcionalmente a quantidade de pessoas que compram esses títulos públicos.

Títulos Públicos: o que são, rentabilidade e como investir BTG.

Se há muitas pessoas deixando de comprarem esses títulos públicos para migrarem para bolsa de valores, então o déficit fiscal aumenta. A quantidade de dinheiro que o governo tem disponível para custear as suas operações e cumprir com todos os seus custos acaba não suprindo toda essa necessidade.

Risco Brasil: saiba o que é e como funciona • Mais Retorno

Ou seja, o que se está falando é o aumento do risco Brasil, que de forma simplificada é basicamente o risco de o Brasil falir.

Se você quiser entender as nuances, de como os juros influenciam na economia, como o capital da renda fixa migra para a renda variável, ou como podemos encontrar os melhores investimentos em renda variável, você consegue encontrar diversos posts neste site que irão te explicar tudo o que você precisa saber.

Primeiros Passos para se tornar um investidor

Se você quer ser um investidor você precisa saber pelo menos do básico, como todas as classes de ativos, de como você consegue alocar o seu patrimônio dependendo dos seus objetivos de vida e até mesmo, posts exclusivos sobre ações.

Já pensou em como a taxa Selic diante desse cenário atual você pode utilizar as mesmas metodologias usadas por grandes investidores para analisar as melhores ações para você comprar no longo prazo sem ser tão prejudicado pela atual situação taxa base que é a taxa Selic?

Para que você tenha os melhores retornos você precisa de conhecimentos, e para ter esses conhecimentos é só navegar um pouco mais no nosso site.

taxa Selic é reduzida para 2% ao ano; entenda o cenário

Esperamos que tenham gostado de saber como esse cenário da baixa taxa Selic pode impactar você, suas economias e seus investimentos, pois entendendo melhor sobre o assunto, com certeza você vai agora saber como lidar melhor com a situação.

Esperamos ter conseguido te ajudar a entender melhor a circunstancia atual e ajudar você a ter visão de mundo e senso crítico sobre como funcionam nossa economia e suas duvidas sobre a taxa Selic.

Avaliação

By IGOR